Postado 16 de janeiro de 2023 em Dicas, Você Sabia? por GrandeAdega
As uvas Malbec ou Cabernet Sauvignon estão entre as preferidas entre os brasileiros. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber para escolher de qual gosta mais. Confira!
Biscoito ou bolacha? Feijão por cima ou por baixo do arroz? Malbec ou Cabernet Sauvignon? É bem verdade que somos naturalmente atraídos por grandes embates e é quase que questão de honra escolher um lado.
Para você ter uma ideia, um dos textos mais procurados e acessados do nosso blog é, sem sombra de dúvidas, o “Malbec ou Cabernet: qual uva é melhor?”. Nele, traçamos alguns paralelos entre estas que são consideradas as uvas mais famosas da vitivinicultura e, à época, sugerimos alguns vinhos para que você pudesse decidir qual combina mais com o seu gosto.
Quase um ano depois, decidimos aprofundar ainda mais a discussão e te ajudar a escolher de que lado você está nessa “briga” de gigantes. De cara, adiantamos que aqui, na Grande Adega, defendemos que ambas as uvas têm espaço e, mais que isso, virtudes. O que não significa, porém, que não tenhamos nossas preferências individualmente. Mas e você, está pronto para tomar esta decisão? Então…
Que os jogos comecem!
Origem: Francesa, mais especificamente da famosíssima região de Bordeaux, a Cabernet Sauvignon é resultante do cruzamento de duas castas, a tinta Cabernet Franc e a branca Sauvignon Blanc.
Principais países produtores: França, Chile, Estados Unidos, Austrália e Espanha.
Características: É uma uva de maturação tardia, casca grossa, bagos pequenos e possui resistência a diferentes tipos de doenças e pragas.
Aromas comuns: Cereja preta, cedro, especiarias e grafite. Quando cultivada em locais mais frios, também tendem a aparecer os aromas de groselha e cassis; enquanto em locais quentes, percebe-se amora-silvestre e outras frutas escuras.
Características gustativas: Em regra, seus vinhos são concentrados e tânicos, com excelente estrutura e uma capacidade ótima de envelhecimento. Costumam ter uma acidez que varia entre média e alta, característica que também se aplica à graduação alcoólica.
Harmonizações recomendadas: Justamente por ser versátil, acompanha desde carnes até tábuas de frias e molhos mais apimentados.
Experimente a Cabernet Sauvignon em suas diferentes expressões:
Da região de Canelones, no Uruguai, este vinho apresenta aromas de frutas vermelhas e tabaco. Em boca, é equilibrado e tem taninos macios.
De Mendoza, na Argentina, possui aromas complexos de frutas vermelhas maduras e menta, com notas de chocolate. Altamente concentrado em boca, com taninos redondos e maduros.
Este vinho premiado do Chile apresenta aroma de frutas escuras maduras, como cerejas, e chocolate amargo. Em boca, é seco, encorpado, possui boa acidez, taninos aveludados e final equilibrado.
Australiano, apresenta aromas de ameixas e cerejas escuras com toques de anis. Em boca, é seco, possui corpo médio e é bastante equilibrado.
Se você prefere o Velho Mundo, especialmente Bordeaux, região da qual a variedade é autóctone, indicamos o Château Haura 2016, tinto elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Apresenta aromas de frutas vermelhas e negras frescas, acompanhadas de notas de especiarias. No paladar, é seco, encorpado e macio.
Origem: Assim como a Cabernet Sauvignon, a Malbec é uma variedade autóctone da França. Da região de Cahors, onde é chamada de Côt, originou-se do cruzamento natural de duas variedades, a Prunelard de Gaillac e Magdeleine des Charentes de Montpellier (a mãe de Merlot).
Principais países produtores: Argentina, França, Estados Unidos, África do Sul e Austrália.
Características: É uma uva de bagos pequenos, de cor roxa escura e cascas grossas.
Aromas comuns: De aromas frutados, especialmente aqueles que remetem às frutas escuras, como amora e ameixa. Também podem ser observadas notas de especiarias, como cravo-da-índia e pimenta, e nuances florais.
Características gustativas: Origina vinhos exuberantes, suculentos, frutados, com notas achocolatadas, de taninos adocicados e macios. Em regra, possuem acidez média, taninos presentes e uma graduação alcoólica regular.
Harmonizações recomendadas: Acompanha desde hambúrgueres até receitas com carne de cordeiro, mas também pode harmonizar com pratos à base de pimentão, queijos e até vegetais.
Experimente a Malbec em suas diferentes expressões:
Vinho tinto elaborado com uvas Malbec provenientes do Vale do Uco, em Mendoza. Apresenta aromas de ameixas, amoras e cerejas e, em boca, boa estrutura, com taninos macios e longa persistência.
As uvas Malbec que originam este vinho são cultivadas em Luján de Cuyo, em Mendoza. Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras e pimenta preta. Em boca, taninos macios, ótima estrutura e longo final.
De San Rafael, também em Mendoza, este tinto apresenta aromas de fruta vermelha com toques de baunilha. Possui taninos maduros, corpo médio para encorpado, é equilibrado e muito saboroso.
Vinho tinto elaborado na DOP (Denominação de Origem Protegida) Manchuela, na Espanha, com a uva Malbec de vinhedos de até 25 anos. Estagia 4 meses em barrica de carvalho francês. Apresenta aromas de frutas como amoras, com notas de violeta e especiarias. Em boca, é concentrado e com taninos finos.
Outro excelente vinho elaborado na DO (Denominação de Origem) Manchuela, só que uvas Malbec de vinhedos de 15 anos. Tem aromas de violetas, encorpado e um longo final. A vinícola possui o selo europeu de produção vegana.