Postado 20 de maio de 2021 em Lançamentos por GrandeAdega
Conheça Don Aurelio, vinhos espanhóis versáteis e premiados, elaborados na Denominação de Origem (DO) Valdepeñas.
A Espanha é um país de centenária tradição no mundo dos vinhos e soube se reinventar ao longo dos tempos sem perder a tipicidade e a originalidade de seus produtos. Um exemplo são os tintos Don Aurelio, elaborados pela Bodega Navarro López, que chegaram agora ao Brasil com exclusividade pela Grande Adega. São seis rótulos extremamente versáteis, produzidos com as uvas Tempranillo, Garnacha e Syrah.
No rótulo, o nome do fundador da vinícola estampado, assim como ilustrações que pertenceram a ele. Don Aurelio era uma pessoa cheia de virtudes e cada vinho traz uma frase que se refere a uma qualidade dele. Por exemplo, Don Aurelio Gran Reserva, “La sabiduria – A Sabedoria”, com símbolo de uma coruja inspirada em Atena, a deusa grega da sabedoria – que tinha uma coruja como mascote – e a frase: “A juventude é o momento de estudar a sabedoria; a velhice, a hora de praticá-la.”
Os significados dos demais rótulos são:
Don Aurelio Reserva “El Coraje”, com a ilustração de um porco selvagem: “É mais corajoso levantar-se que não ter caído”.
Don Aurelio Crianza “La Elegancia”, com a ilustração de um pavão: “O futuro pertence a quem crê na beleza de seus sonhos”.
Don Aurelio Tempranillo “La Constancia”, com a ilustração de uma abelha: “As grandes obras não são feitas com a força, mas com a perseverança”.
Don Aurelio Garnacha com “La Intuición”, com a ilustração de uma lebre: “Escuta primeiro teu coração”.
Don Aurelio Syrah com “La Lealtad”, com a ilustração de cachorro: “Lealdade é o compromisso com a verdade consigo mesmo e com os outros.”
Alguns rótulos foram premiados com a Medalha de Ouro no Gilbert & Gaillard, na França, e Medalha de Prata no Mundus Vini, da Alemanha. Desde 1988, o presidente da vinícola é Navarro Doroteo.
A Denominação de Origem (DO) Valdepeñas fica na região de Castilla-La Mancha, grande região localizada ao sul-sudoeste de Madri. A Tempranillo é a estrela da região, de estilo muito rico em frutas.
A região de La Mancha agrupa 192 municípios de quatro províncias: Albacete, Ciudad Real, Cuenca e Toledo, o que a torna a maior Denominação de Origem de Vinhos do mundo: com a maior área de vinhedos e a maior produção anual.
Um território de clima muito seco e temperaturas muito extremas, ideal para o cultivo da vinha, com precipitações que raramente ultrapassam os 400 mm por ano e temperaturas. No verão, é possível temperaturas acima dos 45ºC e no inverno os termômetros podem despencar abaixo dos -10ºC.