Postado 3 de novembro de 2022 em Dicas, Harmonize, Vinho e Cultura Pop por GrandeAdega
A Copa do Mundo está chegando e, com ela, aquela vontade de juntar o pessoal para assistir aos jogos. Será que os vinhos combinam com todo esse clima festivo e de descontração? Descubra!
Novembro chegou! Neste ano, o mês geralmente associado a Black Friday e à preparação para o Natal, recebe todo um novo significado. Afinal, tem como segurar a ansiedade para a Copa do Mundo? A abertura de um dos maiores eventos do mundo acontece no próximo dia 20 e nós não vemos a hora de vestir a camisa e torcer para o Brasil! Neste estado de euforia, decidimos combinar duas das nossas maiores paixões, vinho e futebol.
Pensando em reunir a família e os amigos para assistir o Brasil conquistar o hexa, não tem nada melhor que se sentar no sofá e saborear um delicioso petisco. Bom, talvez até tenha. Que tal abrir um vinho para harmonizar com tudo isso?
Para aqueles que preferem vinhos mais frescos, os brancos são a escolha ideal. Ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário que esteja calor para consumi-los. Em dias mais quentes, eles devem ser servidos entre 8 e 10°C e, nos mais frios, entre 12 e 14°C.
Dito isso, separamos algumas opções de combinações que vão até fazer você esquecer do 7×1:
Assinado por Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho, este vinho português apresenta aromas frutados que lembram pêssegos e, em boca, possui acidez equilibrada e refrescante. Além de carnes brancas em geral, o Putos Branco Alentejo DOC vai muito bem com frutos do mar, mariscos e peixes.
Neste vinho italiano, maçã e pera, com toque de frutas cítricas e floral, estão entre os aromas. Em boca, é refrescante, com ótima acidez e sabores de frutas brancas. O Corbelli Pinot Grigio é ideal para acompanhar carnes brancas, aperitivos com peixes e risoto de alcachofra.
Chileno, o vinho é jovem e fresco, apresentando aromas de menta, melão e abacaxi, com notas cítricas de limão. Em boca, é frutado, de corpo médio e acidez equilibrada.
O Las Condes Varietal Sauvignon Blanc harmoniza com pratos leves, saladas e pratos à base de peixes.
Os vinhos rosés mesclam muito bem o frescor dos brancos e a estrutura dos tintos. Em regra, eles passam por um processo semelhante ao de vinificação dos brancos, só que com uvas tintas, o que garante uma grande versatilidade. Para aproveitar o máximo deste tipo de vinho, indicamos as seguintes harmonizações:
Espanhol, o vinho apresenta aromas frutas vermelhas com notas florais. Em boca, frutas vermelhas como cereja e framboesa, frescor e boa acidez. O Viña Otano Ganarcha Rosé é um ótimo acompanhamento para culinária oriental e finger food, como o próprio bolinho de arroz.
Um dos melhores vinhos rosés produzidos na região de Mendoza, apresenta sabores de frutas vermelhas com muito frescor. Indicado sem acompanhamento ou com tábuas de queijos e frios.
Este rosé apresenta aromas de frutas vermelhas e, em boca, tem uma acidez refrescante. Ótimo como aperitivo, também acompanha peixes e pratos mais condimentados.
Os vinhos tintos dispensam apresentações – tanto que são o tipo mais consumido ao redor do globo. Queridinhos dos brasileiros, eles costumam ir muito bem com diferentes pratos, especialmente carnes vermelhas. Para você sentir o gostinho do hexa antes mesmo da Seleção chegar lá, experimente a nossa seleção de tintos:
Este vinho apresenta aromas de frutas vermelhas com notas de alcatrão. Em boca, é encorpado, quente e tem taninos marcantes. O Saludas DOP Jumilla harmoniza muito bem com Bruschetta com Jamón.
Com aromas de frutas vermelhas com notas de alcatrão, o tinto italiano é encorpado, quente e com taninos marcantes. É uma opção perfeita para acompanhar carnes vermelhas, incluindo kibes assados.
Perfeito para acompanhar embutidos, carnes vermelhas e hamburgueres, o vinho argentino apresenta aromas que remetem a frutas maduras como morangos e amoras. Possui taninos sedosos e é bastante equilibrado.
Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!