Postado 16 de junho de 2021 em Você Sabia? por GrandeAdega
Confira 5 expressões comuns no mundo dos vinhos. Será que essas você já conhece?
Quando iniciamos no mundo dos vinhos nos deparamos com pessoas falando alguns termos e expressões que não conhecemos. Isso é muito comum e não há com o que se preocupar, se este for o seu caso.
Existe um vocabulário próprio, cheio de termos que nem sempre são fáceis de entender. Para desmistificar essa linguagem e aproximar você desse incrível universo separamos alguns termos em um pequeno dicionário dos vinhos
Será que você já ouviu essas expressões? Confira:
Acidez: uma das características essenciais do vinho para que ele tenha frescor e equilíbrio. A dica é: quanto mais a boca salivar, maior a acidez do vinho. Para experimentar, o Champanhe Mandois Brut Origine.
Bâttonage: agitação do vinho para trazer a superfície as borras que se depositam no fundo da barrica de carvalho; o intuito é homogeneizar o contato com as leveduras e aumentar a complexidade da bebida. Quer provar um vinho que passou por este processo? Escolha o português Terra Lenta branco.
Château: termo francês muito utilizado em Bordeaux para designar o local onde se produz vinho; nome da propriedade. Experimente esse clássico da região, elaborado pela vinícola Denis Dubourdieu, o Château Reynon.
Mosto: suco de uva recém prensado, que ainda contém as cascas e as sementes; antecede a transformação do açúcar em álcool, ou seja, o vinho. Para verificar como fica “depois” do mosto, o tinto espanhol Saludas DOP Jumilla.
Sur lies: palavra francesa para os vinhos que amadurecem em contato com as leveduras mortas, o que também irá conferir grande complexidade à bebida. O Marqués de Tomares Crianza branco passa por este processo.
Nada muito difícil, né? Com o passar do tempo os iniciantes vão se aperfeiçoando e incrementando seu vocabulário. O mundo dos vinhos é fascinante e instigante. Cuidado, pois você corre o risco de se apaixonar!