Postado 10 de janeiro de 2022 em Você Sabia? por GrandeAdega
Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!
Geralmente, quem começa no mundo dos vinhos inicia pelo estilo de vinho suave. Mas, afinal, o que é um vinho suave?
Este estilo é aquele que contém açúcar residual da fruta, que deixa o vinho mais docinho e mais agradável a um paladar que ainda não está acostumado com vinhos mais secos ou amargos.
Relembrando: no processo de fermentação, as leveduras transformam o açúcar das uvas em álcool e dióxido de carbono. Às vezes, em alguns estilos de vinhos, a fermentação termina e ainda sobra um pouco de açúcar (o chamado açúcar residual), que determinará a doçura da bebida.
Então, a doçura do vinho resulta deste açúcar residual, que é a sobra do que não foi convertido em álcool no processo de fermentação.
A doçura é um dos aspectos gustativos dos vinhos, os outros são acidez, taninos, álcool e corpo. Ela é percebida pela parte de frente da língua – mas a gente sabe que as pessoas têm diferentes pontos de sensibilidade nas papilas gustativas.
Os vinhos variam de 0 grama por litro de açúcar residual (grama/litro) até aproximadamente 220 gramas por litro, o que seria realmente um xarope. No Brasil, a classificação relacionada ao açúcar é: extra-seco, seco, meio seco, doce e extra doce. Os valores são os de acordo com esta tabelinha aqui:
Outro aspecto muito importante do mundo dos vinhos é a relação entre açúcar e acidez. Durante o cultivo, a partir do momento que o bago da uva concentra mais açúcar ele perde acidez. Em um vinho, a acidez equilibra o açúcar, então um rótulo com alta acidez terá gosto menos doce do que um com baixa acidez. Uma curiosidade: é por isso também que muitas pessoas adoçam o café, para amenizar a acidez e não o amargor!