até 6x sem juros

entrega para todo o Brasil

5% OFF no Pix

cupom: CHEGUEIPRAFICAR

Os vinhos da uva branca mais plantada (que você nunca ouviu falar)

Vinho branco

A uva branca mais plantada do mundo não é a Chardonnay. Conheça a casta espanhola que domina os vinhedos e surpreende com vinhos leves, baratos e frescos!

Se te parassem na rua e perguntassem qual é a uva branca mais plantada do mundo, o que você responderia? Chardonnay? Sauvignon Blanc? Moscatel, talvez? Pois acredite se quiser, mas a resposta não é nenhuma delas. A campeã mundial em hectares cultivados, segundo dados da OIV (2023),  é uma uva que quase ninguém fora do seu país natal conhece, a Airén.

Origem e importância da Airén

vinhedo na Espanha
Representação de um vinhedo na Espanha (Foto: Reprodução/Adobe Stock)

A Airén é uma uva típica de Castilla-La Mancha, no coração da Espanha. Adaptada ao clima seco e quente da região, é fácil de cultivar, produtiva e muito utilizada na produção de destilados, especialmente em aguardentes vínicas e no brandy espanhol.

Embora sua fama venha justamente dos destilados, a Airén também dá origem a vinhos tranquilos, tanto em cortes quanto em versões monovarietais. São especialmente leves e frescos, muitas vezes com aromas cítricos e florais.

Airén em vinhos: qualidade e custo-benefício

 uvas Airén
Plantação de uvas Airén (Foto: Reprodução/Adobe Stock)

Mesmo sendo uma das mais plantadas do planeta, é inegável que a Airén não construiu a mesma fama de outras variedades. Segundo José Peñín, em seu livro Cepas del Mundo (1997), isso acontece porque ela sempre

(…) teve má reputação, mais por causa dos processos utilizados, que nunca fizeram jus à uva, do que pela qualidade da própria videira. De maneira geral, os vinhos da Airén são caracterizados por uma cor pálida com reflexos amarelados; no nariz, destacam-se frutas maduras como banana, abacaxi ou toranja; e na boca, apesar de certa falta de acidez, são agradáveis, saborosos e fáceis de beber”.

Resumindo, a casta, quando bem trabalhada, entrega delicadeza aromática e origina vinhos acessíveis. E aí, pronto para conhecê-la melhor? A seguir, separamos três rótulos que vão te surpreender:

Pata Negra Oro Branco

Um exemplo do potencial da Airén em vinhos monovarietais, o Pata Negra Oro Branco revela aromas de frutas cítricas, como limão e toranja, combinados a notas de pera, maçã e jasmim. No paladar, este vinho de Valdepeñas é refrescante, com um final agradável que pede outro gole.

Montmeyrac Grande Selection Branco

Produzido na França, é um blend de Airén, Trebbiano e Ugni Blanc. Seus aromas lembram abacaxi e flores brancas, sendo ideal para quem procura um vinho descomplicado e de bom custo-benefício!

Montmeyrac Grande Selection Rosé

Aqui, a Airén aparece ao lado de Cinsault, Grenache e Ugni Blanc, com aromas de frutas vermelhas e notas florais. Perfeito para acompanhar peixes e frutos do mar!

Um convite à descoberta

Se você, assim como a maioria, ainda não experimentou um vinho Airén, chegou a hora de mudar isso. Afinal, conhecer uma das castas mais plantadas do mundo é essencial para um bom apreciador, não é mesmo?