Postado 5 de novembro de 2021 em Dicas, Você Sabia? por GrandeAdega
Conheça as características e os estilos dessa incrível uva vinífera tinta.
Falar sobre as uvas viníferas é uma atividade praticamente sem fim, que o diga a crítica inglesa Jancis Robinson, autora do magnífico livro Grapes, no qual constam mais de 1.300 variedades. E cada uma contém uma história, às vezes origens controversas, diversos sinônimos e características que variam de acordo com o terroir onde são cultivadas. Assim é também a uva Tempranillo.
Rainha das regiões da Rioja e Ribera del Duero (onde é chamada de Tinta del País), duas das principais denominações vinícolas do mundo, é a tinta mais cultivada no país e a segunda mais plantada no geral – só fica atrás da branca Airén. Em Portugal, entra na maioria dos cortes de Vinhos do Porto (na região do Douro, onde é chamada de Tinta Roriz) e também nos cortes alentejanos, onde recebe o nome de Aragonez.
Tempranillo deriva da palavra temprano, que significa “cedo ou antes do tempo”, uma referência ao tempo de amadurecimento da uva. Existe muita especulação sobre suas origens e parentescos, mas a primeira menção confiável, segundo o livro de Jancis Robinson, foi em 1807. Entre seus sinônimos, estão Aragonês, Aragonez, Tinta del País, Tinto de Toro, Tinto Fino e Ull de Llebre.